ITAJAÍ
(47) 3045.3322
WhatsApp
(47)99602.6466
LiveZilla Live Chat Software
Facebook

Correção de cicatrizes

scar2O aspecto final de uma cicatriz ocasionada por acidentes ou por cirurgia dificilmente pode ser previsto. Irá depender principalmente de como o organismo cicatriza e da destreza do cirurgião.

São muitas as variáveis que podem alterar o processo de cicatrização, dentre elas: posicionamento e localização, tamanho e profundidade do corte, grossura e a coloração da pele e a direção da cicatriz. Existe também um conceito pessoal de cada um com relação ao aspecto da cicatriz. Muitas pessoas se aborrecem com pequenos cortes. Outros não se incomodam tanto mesmo com grandes cicatrizes.

Ainda que não haja a possibilidade de remover completamente as cicatrizes, a cirurgia plástica pode melhorar a sua aparência, fazendo com que se tornem mais discretas, através da aplicação de alguns medicamentos ou da utilização de técnicas cirúrgicas de correção.

Em várias situações cicatrizes que parecem grandes e feias no início podem tornar-se mais discretas com o passar do tempo. Algumas podem ser tratadas com corticóides para aliviar sintomas tais como dor e coceira. Por estas razões, muitos cirurgiões plásticos recomendam esperar em torno de um ano ou mais após o ferimento ou cirurgia antes de corrigir a cicatriz.

Há uma grande confusão na classificação das cicatrizes, até mesmo dentro do meio médico. Existem vários tipos de cicatrizes. Nem toda cicatriz grande e feia é um quelóide.

 

FICHA RESUMIDA

Nome técnico: Correção de cicatrizes (tipos: Infiltração, Excisão, Retalhos, Enxertos, etc).
Idade recomendada: todas as idades, dependendo do tipo de alteração.
Anestesia: varia de acordo com a idade e tipo de alteração.
Duração da cirurgia: entre poucos minutos à 3 horas.
Permanência na clínica ou hospital: entre liberação imediata à 1 dia.
Pré-operatório: Exames de laboratórios se necessário + Exames radiológicos (Raio X) se necessário + Avaliação cardiológica se necessário + Eletrocardiograma se necessário + Arquivo fotográfico.
Pós-operatório: curativos durante algumas horas e uso do colírio e pomada para proteger os olhos.
Tempo de recuperação: 7 a 14 dias.
(47) 3045.3322 - Av. Cel. Marcos Konder, 1207 - Sala 122 - Centro Empresarial Embraed - Itajaí, SC
Diretor Técnico – Dr. Antonio Marcos Piva – CRM 14563 - RQE 7247