ITAJAÍ
(47) 3045.3322
WhatsApp
(47)99602.6466
LiveZilla Live Chat Software
Facebook

Plástica do Nariz (Rinoplastia) - Dúvidas frequentes

nariz_301. QUAIS SÃO AS MAIORES MOTIVAÇÕES DE QUEM QUER SE SUBMETER À UMA PLÁSTICA DE NARIZ?

Normalmente o (a) paciente apresenta um nariz desproporcional ao restante da face, o que pode ou não estar afetando sua relação com as pessoas ao seu redor ou causando um retraimento social. Esta pessoa vem em busca de um nariz esteticamente melhor.

 

02. EM QUE LOCAL DO NARIZ FICAM OS CORTES (CICATRIZES)?  

A rinoplastia normalmente permite que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal. Nestes casos, não haverá cicatriz aparente. Em outros casos, entretanto, existem cicatrizes externas pouco aparentes, como conseqüência de incisões feitas na columela (estrutura que separa as narinas) ou nas asas nasais, na área do sulco formado entre elas e a face. Nestes casos, impõe-se a colocação destas cicatrizes externas para se proporcionar um melhor resultado à forma final ou mesmo à fisiologia nasal.

 

03. A COR DA MINHA PELE PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO?

Pessoas de pele morena podem apresentar uma cicatrização um pouco mais intensa, podendo vir a apresentar cicatrizes mais endurecidas ou elevadas. No caso da cirurgia plástica do nariz, este fenômeno ocorre com menos freqüência que em outros locais do corpo, o que, aliado ao fato das cicatrizes serem quase que em sua totalidade internas, tornam esta ocorrência muito rara.

 

04. POSSO ESCOLHER O FORMATO DO MEU FUTURO NARIZ?

Não. É claro que a sua opinião será levada em consideração na escolha da técnica a ser utilizada. Mas existe um equilíbrio entre o nariz e o restante do rosto, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, para que se obtenha um resultado natural. A qualidade da pele do nariz também poderá interferir no prognóstico do resultado almejado Cada caso é analisado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter. Além disso, o nariz tem inúmeras funções, dentre elas respiração e olfação, que precisam ser respeitadas.

 

05. COMO SERÁ O ASPECTO DO MEU NARIZ APÓS A CIRURGIA?

A rinoplastia moderna cirurgia coloca em evidência a necessidade de melhorar a função do nariz, portanto a cirurgia terá que ser suave para não estragar o mecanismo respiratório do nariz, isto significa que não deve ser retirada muita substância do nariz. O objetivo da cirurgia é retirar ou ajustar os aspectos que chamam a atenção devolvendo a harmonia à face do paciente. Por esta razão não é possivel criar um nariz que seja isoladamente bonito, ele tem que ser proporcional à face.

06. O RESULTADO FINAL EM RELAÇÃO À FORMA E FUNÇÃO É IMEDIATO?

Não. O nariz passa por diversas fases no pós-operatório até que atinja a sua forma definitiva. Em torno do 7º dia, quando retiramos o gesso, notamos a correção das deformidades principais, mas ainda nota-se um inchaço que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a desaparecer totalmente depois do 6º mês. Muitos casos evoluem com melhora deste inchaço antes deste tempo, porém uma grande parte dos pacientes persiste com edema transitório, principalmente na ponta nasal por um período mais longo que o normal.

 

07. COMO FICARÁ MINHA RESPIRAÇÃO APÓS A CIRURGIA?  

Alguma dificuldade no pós-operatório mediato (algumas semanas), pode ocorrer, isto se deve ao fato de também existir edema na parte interna do nariz, e da diminuição do movimento da "válvula respiratória" devido a alteração da elasticidade das asas. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se. Problemas respiratórios geralmente são ligados ao septo que, em muitos casos, é corrigido no mesmo tempo cirúrgico com a presença de um especialista (otorrinolaringologista).      

 

08. SOFRO DE CORIZA CONSTANTE. PODERÁ A CIRURGIA ESTÉTICA ALIVIAR-ME DESTE SOFRIMENTO?  

A prática nos mostra que, em alguns casos, após realizada a rinoseptoplastia desaparecem os sintomas crônicos que vinham incomodando o paciente há anos. Isto, entretanto, não poderá ser assegurado para todos os casos. Algumas pessoas até podem apresentar uma piora do quadro. O importante é esclarecer que raramente as funções respiratórias ficam prejudicadas após a cirurgia estética do nariz. Deve-se tentar ao máximo a preservação das funções respiratórias na rinoplastia.

 

09. QUAL A EVOLUÇÃO PÓS OPERATÓRIA?

Notamos, de um modo geral, 3 fases de evolução pós-operatória. A primeira compreende em média as 2 primeiras semanas, em que o paciente apresenta ainda rouxidão e inchaço mais intensos, após a qual já estará satisfatoriamente apresentável para o convívio social. Na fase intermediária, após 6 a 8 semanas, o inchaço já regrediu em sua maior parte e o paciente começa a perceber as mudanças do formato nasal. E na fase mais tardia, entre 6 meses a 1 ano, o resultado já poderá ser encarado como final

 

10. POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO OBTIDO?  

O resultado de uma rinoplastia persiste por longo tempo. Após alguns anos, como em qualquer parte do organismo, poderão ocorrer algumas alterações morfológicas na região nasal.

 

11. A CIRURGIA ESTÉTICA DO NARIZ É CONSIDERADA COMO "PEQUENA" ou "MÉDIA" CIRURGIA? QUAIS AS SUAS COMPLICAÇÕES?

Esta é uma cirurgia de médio porte. Raramente ocorrem complicações, uma vez que, no pré-operatório preparamos os pacientes para evitar intercorrências. Mas não estamos livres de imprevistos.

 

12. QUAL O TIPO DE ANESTESIA QUE SE UTILIZA PARA A OPERAÇÃO?

Tanto a anestesia local quanto a geral poderão ser utilizadas.

 

13. QUANTO TEMPO DEMORA UMA PLÁSTICA DE NARIZ?

A cirurgia dura entre 1 e 3 horas. Existem alguns casos em que este tempo é ultrapassado, desde que as circunstâncias assim o exijam, para que se atinja um resultado melhor

 

14. QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?  

Poderá variar de 4 horas a 1 dia. Tudo dependerá do tipo de anestesia utilizada e da recuperação do paciente no pós-operatório imediado, sempre visando seu maior conforto e segurança.

 

15. SENTIREI DOR APÓS ME SUBMETER A UMA PLÁSTICA NO NARIZ?

A maioria dos pacientes queixa-se apenas de desconforto e uma sensação de resfriado leve. Quando existe dor, analgésicos comuns são suficientes. Quando a técnica cirúrgica exige fratura dos ossos nasais, irá ocorrer uma leve equimose (rouxidão) próxima aos olhos e que também não é dolorosa.

16. HÁ ALGUM TIPO DE ALTERAÇÃO DE SENSIBILIDADE NO PÓS-OPERATÓRIO?

Em alguns poucos casos pode ocorrer uma alteração da sensibilidade próximo a região da ponta nasal, que costuma regredir em poucas semanas.

 

rino_curativo17. SÃO UTILIZADOS CURATIVOS? QUANTOS?  

Nos casos em que se realiza o procedimento de fratura, o nariz é mantido imobilizado com gesso ou outro material imobilizante, que o recobre totalmente, permanecendo por cerca de 7 dias, período após o qual é retirado no consultório. Em alguns casos é utilizado o tamponamento nasal , que poderá ser deixado por 24 a 72 horas. Se for realizada a correção simultânea do septo, poderá ser ultrapassado este tempo, com troca de tampões. Ao retirar o gesso mantemos um curativo com fita cirúrgica (micropore) por mais uma semana. Após 15 dias não é mantida nenhuma imobilização (curativo) .

 

18. QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?

Os pontos internos costumam cair sozinhos, não havendo necessidade de retira-los. Quando porventura eles se mantem por um tempo maior, podemos retira-los após 2 ou 3 semanas.

Já os pontos externos realizados para a diminuição das asas nasais poderão ser retirados à partir do quinto dia de cirurgia.

 

19. OUVI DIZER QUE O NARIZ “SANGRA” NOS PRIMEIROS DIAS. ISTO É VERDADE?  

Nos primeiros dias após a cirurgia, normalmente ocorre um pequeno sangramento. No entanto, para que este sangramento não incomodo, será utilizado um curativo seco de gaze externo, sobreposto às narinas, a fim de absorver esse sangramento.

 

20. A RINOPLASTIA PODERÁ SER ASSOCIADA A OUTRO TIPO DE CIRURGIA PLÁSTICA ?

A associação mais comum que se faz é realizar uma mentoplastia (cirurgia plástica do queixo) no mesmo tempo operatório de uma rinoplastia. Muitas vezes ocorre que, em pacientes com o queixo excessivamente pequeno, quando olhamos a pessoa de perfil, o nariz parece maior do que realmente é. Ao realizarmos a mentoplastia associada à rinoplastia, podemos corrigir as duas deformidades ao mesmo tempo.

Outras associações bem freqüentes são a rinoplastia com a otoplastia (cirurgia plástica das orelhas), com a ritidoplastia (cirurgia plástica das rugas da face ou do rejuvenescimento facial) e com a inclusão de prótese mamária.

 

21. HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

Normalmente esta cirurgia não está associada à ocorrência de complicações sérias, desde que respeitados certos critérios de risco. Mas como todo ato médico, apresenta um risco variável e a cirurgia plástica como parte da medicina não é exceção. Pode-se diminuir este risco preparando-se adequadamente cada paciente, mas não é possível eliminá-lo completamente. Por isso, todo o rigor no uso de medidas preventivas, tais como um check-up pré-operatório, dentre outras.

 

22. EM QUE POSIÇÃO DEVEREI DORMIR, NOS PRIMEIROS DIAS?

Com a cabeça um pouco elevada da cama, usando 1 ou 2 travesseiros, mantendo o rosto voltado para cima. 

 

23. QUANDO PODEREI LAVAR A CABEÇA?

A cabeça poderá ser lavada já no primeiro dia de cirurgia, devendo-se tomar o cuidado de utilizar água em temperatura ambiente e de não molhar o curativo de gesso ou plástico.

 

24. QUANDO PODEREI TOMAR SOL?

Enquanto houver manchas de infiltrado sanguíneo, é aconselhável que se evite expor ao sol da rua. Se for inevitável, deverá ser utilizado um cremo foto-protetor FPS 30 na face. No entanto, para exposições mais longas, como num banho de sol, aconselha-se aguardar um período mínimo de 90 dias.

 

25. PODEREI USAR ÓCULOS APÓS A CIRURGIA ?

Óculos só poderão ser utilizados após a maior parte do inchaço ter diminuído, o que pode variar muito de caso para caso. Normalmente após 3 a 4 semanas o uso de óculos poderá ser liberado.

 

26. APÓS A CIRURGIA, PODEREI ASSOAR O NARIZ OU ESPIRRAR?

Deve-se evitar ao máximo os esforços de assoar o nariz ou espirrar, para que se evite um aumento da pressão na área operada e que se evite a infiltração de ar na pele da área operada.

 

27. VOU SENTIR O CHEIRO DAS COISAS NORMALMENTE APÓS A CIRURGIA?

Poderá ocorrer uma diminuição transitória da capacidade de sentir cheiros logo após a cirurgia, que volta ao normal após algumas semanas.

 

28. POR QUANTO TEMPO EU NÃO PODEREI TRABALHAR APÓS ME SUBMETER A UMA PLÁSTICA NO NARIZ?

O tempo para uma completa recuperação depende da cirurgia realizada. De modo geral o tempo mínimo é de 4 dias. Na plástica de nariz é sempre necessário o uso de curativo por 7 dias e isto dificulta o convívio em determinados ambientes de trabalho ou sociais, mas não impede.

 

29. E POR QUANTO TEMPO NÃO PODEREI FAZER ATIVIDADES FÍSICAS?

Atividades leves estão liberadas a partir de 30 dias. Os exercícios mais intensos poderão ser realizados após 60 dias. Deve-se tomar cuidado nos casos em que foi necessário realizar a fratura durante a rinoplastia, para que esta não se desloque.

30. POR QUANTO TEMPO MEU ROSTO FICA ROXO APÓS A RINOPLASTIA?

O aparecimento da equimose (roxo) ocorre nos casos que necessitam de fratura nasal, se inicia algumas horas após o procedimento e vão melhorando progressivamente até desaparecer entre 7 a 14 dias.

31. HÁ ALGUM IMPEDIMENTO PARA SUBMETER-SE A ESTA OPERAÇÃO, COM RELAÇÃO À IDADE?

Unicamente é necessário estar são, para o qual solicitamos os exames correspondentes. Quanto à idade, é conveniente ser maior de 17 ou 18 anos, ou seja, que as estruturas estejam já desenvolvidas.

 

32. OS RESULTADOS SÃO DEFINITIVOS?

Devido à complexidade de sua estrutura: pele, mucosa, osso, cartilagem, músculos e gordura, a cirurgia do nariz é uma das que mais freqüentemente requerem retoque (cada tecido pode cicatrizar de forma diferente em cada paciente), embora seja também uma das mais gratas.

É uma intervenção segura e com amplas possibilidades; não obstante, devido a grande variedade de tecidos que reagem de forma diferente em cada paciente, existe uma pequena porcentagem, 12%, cuja operação necessita um retoque, ou seja, é necessário reintervir novamente, mas normalmente é uma intervenção de menor importância.

O bom resultado de uma rinoplastia só pode ser apreciado 6 meses após a cirurgia, e o definitivo depois de um ano.

 

33. SE ALGUÉM DESEJA SUBMETER-SE A ESTA OPERAÇÃO COM QUANTO TEMPO DE ANTERIORIDADE DEVE INFORMAR-LHE?

Primeiro é necessário uma entrevista pessoal a fim de avaliar as alterações, solicitar exames e explicar em quê consiste a intervenção. Dependendo da época e do que deseja fazer, recomendamos, como mínimo, 20 a 30 dias.

 

34. COMO SABEREI SE ESTÁ CORRENDO TUDO BEM COM A MINHA CIRURGIA?

Muitas são as fases que o corpo passa até que a cirurgia atinja seu objetivo. Até que se consiga o resultado pretendido, ocorrerão diversas mudanças na cicatriz, na forma do nariz, no inchaço, na sensibilidade, nas manchas de infiltrado sanguíneo, dificuldade respiratória nas primeiras semanas, etc. Portanto, é normal que ocorra alguma preocupação no sentido de desejar atingir o resultado final antes do tempo previsto.

Toda preocupação de sua parte deverá nos ser transmitida, para que possamos tranqüiliza-la, com os esclarecimentos necessários.

Algumas pacientes apresentam um curto período de depressão emocional nesta etapa, em decorrência destas alterações passageiras. Isto advém do desejo de se atingir o resultado final o quanto antes.

Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia do nariz deverá ser considerado como definitivo antes dos 12 meses.

 

35. O RESULTADO É COMPENSADOR ?

Se você está ciente do que deseja e o cirurgião puder lhe propiciar aquilo que você pediu, sem dúvida compensa. Entretanto, é importante levar em consideração o fato de que a cirurgia de nariz não visa transformar você em outra pessoa. Não é possível transformar o seu nariz no nariz de outra pessoa. Você continuará com o seu nariz, porem com catacterísticas diferentes. O cirurgião plástico apenas melhorará esse território prejudicado pelos defeitos estéticos aí pré-existentes..

 

(47) 3045.3322 - Av. Cel. Marcos Konder, 1207 - Sala 122 - Centro Empresarial Embraed - Itajaí, SC
Diretor Técnico – Dr. Antonio Marcos Piva – CRM 14563 - RQE 7247