ITAJAÍ
(47) 3045.3322
WhatsApp
(47)99602.6466
LiveZilla Live Chat Software
Facebook

Plástica dos Braços (Braquioplastia) - Dúvidas frequentes

01. A CIRURGIA DEIXA CICATRIZ MUITO VISÍVEL?

A cicatriz resultante de uma dermolipectomia de braço localiza-se próxima à prega axilar (dobra da axila). Quando há grande excesso de pele também é necessária uma cicatriz vertical estendendo-se posteriormente ao braço, a qual apresentará maior ou menos extensão dependendo do volume de pele excedente a ser corrigido.

 

02. COMO É A EVOLUÇÃO DA CICATRIZ?

A cicatriz passa por diversas fazes, até chegar ao amadurecimento, quando se apresenta mais clara e menor perceptível.
A- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.
B- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 6º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de "vermelho" para o "marrom", que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.Nessa fase é importante não tomar sol na cicatriz para esta não ficar definitivamente escura.
C- PERÍODO TARDIO: Vai do 6º ao 12º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia do abdome deverá ser feita após este período.

 

03. A DERMOLIPECTOMIA DE BRAÇO CORRIGE O EXCESSO DE GORDURA LOCALIZADA DA REGIÃO?

Isto depende do seu biotipo e volume de gordura localizada. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo. Dependendo do caso, poderá ser associada uma lipoescultura no local junto com a dermolipectomia ou previamente.

 

04. HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

Raramente a cirurgia de dermolipectomia braquial traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. Porém para que os riscos sejam mínimos é necessária à observação das orientações pré e pós-operatórias do cirurgião.

 

05. QUAIS COMPLICAÇÕES PODEM OCORRER?

Dentre as complicações possíveis, porém incomuns, podem ser citados: hematoma, seroma, infecção, necrose (sofrimento da pele), deiscência (abertura da sutura), quelóide, trombose, embolia.

 

06. QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA PARA ESTA OPERAÇÃO?

Anestesia geral ou local com sedação.

 

07. QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?

Em média de 2 à 3 horas.

 

08. TEREI QUE TOMAR ANTIBIÓTICOS?

Sim, durante um período de 7 dias.

 

09. QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

De 4 horas à 1 dia (evolução normal).

 

10. SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

Sim. Curativos periódicos.

 

11. QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?

Quando houver pontos a serem retirados, estes o serão de 7 a 15 dias.

 

12. QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?

Geralmente 2 dias após a cirurgia.

 

13. APÓS QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO FINAL?

O resultado definitivo da dermolipectomia é atingido após 6 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.

 

14. SE EU FIZER EXERCÍCIOS APÓS A CIRURGIA O RESULTADO DA CIRURGIA IRÁ MELHORAR?

A prática de exercícios regulares e direcionados aos músculos destas regiões melhoram bastante o aspecto estético.

 

15. A LIPOASPIRAÇÃO PODE SUBSTITUIR A DERMOLIPECTOMIA (RETIRADA DE PELE)?

Em algumas situações, a lipoaspiração deixa um excedente de pele sendo preciso recorrer à cirurgia plástica. Nesse caso, a lipoaspiração retira a gordura e o lifting retira a pele excedente, deixando o braço ou a coxa mais firmes. 

 

16. O RESULTADO DA CIRURGIA COMPENSA?

É uma cirurgia na qual deve-se avaliar a relação custo-benefício visto que está trocando a flacidez por uma cicatriz em uma região relativamente aparente. Embora a cicatriz seja demarcada para ficar na face interna, sempre irá aparecer ao levantar os braços ou afastar as coxas. 

 

(47) 3045.3322 - Av. Cel. Marcos Konder, 1207 - Sala 122 - Centro Empresarial Embraed - Itajaí, SC
Diretor Técnico – Dr. Antonio Marcos Piva – CRM 14563 - RQE 7247