Cirurgia

Sumário

Contorno Corporal

Lipoescultura de Definição com ONE STEP LASER

A lipoaspiração realizada com a assistência de laser é considerada um procedimento menos agressivo que a lipoaspiração tradicional.

Nesta técnica utilizamos uma fibra óptica flexível, que é inserida na camada de gordura por uma cânula de pequeno calibre.

O laser atua por efeitos térmicos e termomecânicos: os adipócitos absorvem a energia, se soltando ou se rompendo. Além disso, a cânula é movida para frente e para trás no tecido adiposo, rompendo efetivamente possíveis septos fibrosos subcutâneos. Portanto, esse procedimento leva à redução do volume de gordura e remodelamento do tecido colágeno e da elastina, com retração cutânea clinicamente evidente. No entanto, o grau de retração depende da qualidade da pele existente. Caso a pele já apresente um comprometimento definitivo das fibras elásticas e de colágeno, como em casos com estrias e flacidez de pele mais persistente, este método não irá resultar em melhora, não tendo, portanto, indicação.

Basicamente, ONE STEP LASER pode ser utilizado em 2 modos:

– Modo de Coleta: utilizado em casos em que desejamos uma coleta menos traumática da gordura, quando o planejamento é obter um enxerto com maior viabilidade e com menor taxa de reabsorção;

– Modo Tightening: empregado quando o principal objetivo do laser é a otimização da retração de pele, trazendo a possibilidade de melhor definição na lipoaspiração;

 

A lipoaspiração tradicional leva a uma recuperação mais prolongada. Já a lipoaspiração assistida por laser diminui o esforço do médico durante a operação e o sangramento, suavizando os impactos da lipoaspiração sobre a pele.

O aparelho que utilizamos para tal tratamento é o LIPO ONE STEP HD, fabricado pela empresa brasileira DMC. Este dispositivo consiste em um diodo laser infravermelho com comprimento de onda de 1210 nm.

A energia fototérmica causa os seguintes efeitos da lipoaspiração assistida por laser. A luz do laser é convertida em energia térmica nos tecidos de colágeno e gordura. A desnaturação de proteínas estruturais na derme reticular e nos septos fibrosos colagenosos tem o potencial de estimular a remodelação do colágeno. Além disso, acredita-se que as citocinas e os fatores de crescimento liberados pelas células inflamatórias induzidas por laser se correlacionam com o aumento da produção de colágeno, podendo melhorar a qualidade da pele. A lipoaspiração assistida por laser está associada a uma redução da dor do paciente, aumento da segurança, melhora da resposta do tecido, facilitação da sucção da gordura e redução do tempo de recuperação.

Por gerar uma menor lesão nas células de gordura, os enxertos de gordura obtidos por esta técnica estão associados a um maior índice de manutenção de resultados, com menor taxa de reabsorção. Ou seja, da quantidade de gordura que é injetada em uma lipoescultura, com o uso do laser, uma menor quantidade desta gordura é reabsorvida.

Ficha resumida

Partes do corpo que podem ser submetidas a cirurgia: culote, quadril, abdome, flancos, face interna das coxas, região interna dos joelhos, face posterior dos braços, queixo (papada), entre outras regiões do corpo. Em uma lipoaspiração grande, não são todas as partes que podem ser tratadas com lipoaspiração à laser, devido ao fato da aplicação do laser aumentar o tempo cirúrgico total.

Idade recomendada: após a adolescência, quando cessar o crescimento.

Anestesia: local, raquidiana, peridural ou geral.

Duração da cirurgia: varia de acordo com os locais a serem lipoaspirados.

Permanência no hospital: entre 4 h e 1 dia.

Cicatriz: pequenos cortes com cerca de ½ a 1 cm de extensão.

Pré-operatório: Exames de laboratórios (sangue e urina) + Exames radiológicos (Raio X de tórax e coluna, ultrassom de abdome e parede abdominal) + Avaliação cardiológica se necessário + Eletrocardiograma + Ecocardiograma + Teste de detecção de bactéria multirresistente + Teste de COVID + Arquivo fotográfico.

Pós-operatório: O uso de cintas e espumas modeladoras no pós-operatório ajuda a moldar o resultado.

Tempo de recuperação: Retorno aos exercícios físicos leves em 30 dias. Mas tudo depende da região em que foi realizada a lipoaspiração.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Agende sua consulta:

Fale conosco por WhatsApp ou telefone