Cirurgia

Sumário

Face

Preenchimento Labial

A busca pelo aumento dos lábios é muito comum em nossa clínica, tanto com o intuito simplesmente de aumentar o tamanho ou de corrigir alguma desproporção existentes entre os lábios superiores e inferiores ou entre os lábios e demais estruturas do corpo.

O preenchimento labial é uma alternativa tanto para pacientes que desejam lábio mais carnudos e desenhados, quanto para aqueles que desejam uma melhora mais discreta do perfil do lábio.

Trata-se de um tratamento minimamente invasivo, no qual utilizamos ácido hialurônico para proporcionar melhor definição, volume, projeção e simetrização dos lábios. Auxilia no combate aos efeitos do envelhecimento, diminuindo e prevenindo a formação das rugas periorbiculares (conhecido como código de barras), devido ao fato de preencher parcialmente os sulcos e proporcionar hidratação da pele.

Realizado também por homens que desejam corrigir assimetrias e redefinir contornos perdidos com os efeitos do envelhecimento.

Como é feita?

Considerações Técnicas:

O objetivo destas observações sobre o preenchimento labial é apresentar de maneira clara e simplificada detalhes que seguramente estão lhe interessando no momento.

Passos do procedimento:

01. Primeiramente é realizada a antissepsia, marcação e planejamento da quantidade de preenchimento que será utilizada, que poderá ser realizado tanto com agulhas como com cânulas, dependendo do objetivo a ser alcançado.

02. Procedemos então a realização da anestesia, que é realizada tanto através do bloqueio dos nervos infraorbitários e mentual.

03. Realizamos a inclusão do preenchimento de acordo com a finalidade que buscamos, sendo possível atuar no contorno, no volume, na projeção e na simetria.

04. Finalizamos o procedimento com a aplicação de gelo no local para redução de hematomas

Cuidados Pré-operatórios

Com o intuito de esclarecer algumas dúvidas, queremos passar orientações que julgamos importantes sobre o período anterior ao preenchimento labial.

Período prévio à cirurgia

  • Discuta detalhadamente com o cirurgião qual o planejamento para preenchimento dos lábios (provável número de sessões e intervalo entre cada uma)
  • Questione o tipo de anestesia.
  • Relate qualquer tipo de tratamento realizado em sua face, tanto os atuais quanto os que foram realizados há muito tempo atrás, principalmente os que envolvam uso de preenchimentos ou injeção de outras substâncias.
  • Sempre que houver algum impedimento para a realização do procedimento avise imediatamente ao cirurgião ou a clínica.
  • Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros no dia do procedimento.
  • Evite tomar aspirina ou qualquer remédio contendo ácido acetil salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Somalgin, Alka-Seltzer, Cafiaspirina, Cibalena, Coristina, Doril, Engov, Migrane, Sinutab, Sonrisal, Superhist, Vasclin), vitamina E ou qualquer tipo de complexo vitamínico, medicação homeopática ou floral, pelo menos 1 semana antes do procedimento, pois poderão interferir no processo de coagulação e causar sangramentos. Isto inclui Arnica, Arruda, Babosa (Aloe Vera), Gingko-Biloba, Ginseng, Guaco, Alho, Gengibre, Buchinha, Erva de Bicho, Bromelaína, Kava Kava, Omega 3, Valeriana, Erva de São Jorge, Erva de São João, Mirra, Tinguaciba, Hiperico, Hipericão, Ibitipoca, Dong Quai, Ásaro, Angelica, Púrpura, Ephedra, Ma Huang, Matricária, Sulfato de Glucosamina (para artrite e osteoporose), Hidrates, Alcaçuz, Glicírriza, Saw Palmetto, Serenoa, Sabal, etc.
  • O procedimento não poderá ser realizado caso o paciente esteja utilizando qualquer tipo de anticoagulante.
  • Evite tomar ou usar substâncias tóxicas ou drogas ilícitas nas duas semanas antecedentes o procedimento.
  • Evite fumar nos 15 dias que antecedem o procedimento e nas duas semanas pós procedimento. Caso esteja fumando, isto não contraindica o procedimento, mas você deverá estar ciente de que poderá haver retardo da cicatrização.
  • Apesar de não ser necessário, é melhor que você providencie alguém para vir junto no dia do procedimento, pois alguns pacientes podem apresentar tontura logo após sua realização.
  • Comunique ao médico se tiver qualquer tipo de erupção cutânea ou herpes.
  • Não se exceda em exercícios físicos, alimentos e não tome bebidas alcoólicas no dia anterior ao procedimento.
  • No caso das mulheres, a menstruação não é impedimento ao procedimento, mas de preferência programe-a para fora do período menstrual.
  • Também no caso das mulheres, comunique ao médico qualquer atraso menstrual ou possibilidade de estar grávida.
  • Recomendamos usar roupas de algodão de fácil retirada (roupa com botões) no dia do procedimento.
  • Comunique qualquer sinal de resfriado, conjuntivite, herpes ou qualquer tipo de infecção que surgirem na semana anterior ao procedimento. Nestes casos, o procedimento deverá ser transferido até a resolução do processo infeccioso.
  • Providencie gazes e soro fisiológico para a realização de compressas após o procedimento.

No Dia da Cirurgia

  • Lave bem os cabelos e toda a face, usando sabonete anti-séptico (Sabofen, Soapex, Protex, etc).
  • Chegue à Clínica ou Hospital no horário marcado.
  • Apesar de não ser necessário, é melhor que você providencie alguém para vir junto na clínica, pois alguns pacientes podem apresentar tontura logo após sua realização.
  • Tome somente a medicação prescrita.
  • Não use cremes ou maquiagem
  • Venha com roupas confortáveis e folgadas, que não precisem ser colocadas pela cabeça, pois eventualmente teremos que afastar um pouco para que não suje de sangue.
  • Traga uma pequena bolsa com objetos de uso pessoal.
  • Não traga joias ou objetos de valor.
  • Ao chegar à Clínica ou Hospital, comunique na recepção o nome e o telefone do familiar ou acompanhante caso este venha buscá-la(o).

Cuidados Pós-operatórios

Com o intuito de esclarecer algumas dúvidas, queremos passar orientações que julgamos importantes sobre o período pós preenchimento de lábios.

  • Mantenha repouso relativo no dia do procedimento.
  • Não deite de lado no dia do procedimento.
  • Não há necessidade de curativos, somente uso de compressas com soro gelado no máximo até o dia seguinte do procedimento.
  • É necessário retornos ao consultório próximo ao 7º e 14º. dias após o procedimento, para acompanhamento.
  • A exposição ao sol pode ser feita após 30 a 90 dias, dependendo do inchaço e da rouxidão.
  • Os exercícios físicos intensos podem ser iniciados após 3 a 7 dias, dependendo do inchaço e da rouxidão.
  • Não massagear os lábios, mesmo que tenha sensação de endurecimento e coceira.
  • Não utilizar maquiagem até 1 semana após o procedimento.
  • Não utilize outros analgésicos além dos recomendados.

 

Estes cuidados são gerais e aplicados a maioria dos pacientes, mas de acordo com características individuais poderá ser alterado de acordo com o caso. Portanto, antes de seguir estas orientações, consulte seu médico.

Dúvidas frequentes

O principal fator motivador para as mulheres é a correção de três aspectos principais dos lábios: AUMENTO DO VOLUME, DEFINIÇÃO DOS CONTORNOS e AUMENTO DA PROJEÇÃO.

Já os homens buscam mais corrigir assimetrias e redefinir contornos perdidos com os efeitos do envelhecimento.

Em alguns casos a motivação é evitar constrangimentos no seu relacionamento social por entender que os lábios sejam desproporcionalmente pequenos.

A assimetria entre lábios inferiores e superiores também é um motivo.

Embora não retire todas as rugas periorais, estas podem ser atenuadas e ter sua formação prevenida.

Depende do objetivo do tratamento.

Caso o objetivo seja uma melhora discreta do volume, contorno e projeção, normalmente se realiza 1 a 2 sessões, com intervalo de 15 a 30 dias entre cada uma.

Caso em que sejam necessárias melhoras significativas, são necessárias várias sessões para se atingir o resultado final.

Podem ser alterados o contorno, a projeção, o volume e a hidratação, além das rugas periorais.

Os 3 primeiros são tratados com ácido hialurônico reticulado.

Para hidratação utilizamos ácido hialurônico não reticulado.

As rugas periorais (códigos de barras) podem ser atenuadas com ácido hialurônico reticulado ou não reticulado, de acordo com cada caso.

A complicação mais frequente é a ocorrência de hematomas, que ocorrem entre 5 a 10% dos casos. Costumam desaparecer entre 2 a 3 semanas após o procedimento.

Outras complicações são a ocorrência de nódulos, assimetrias, absorção rápida do preenchedor, infecção, dentre outras que esclareceremos na consulta.

O conceito de normalidade varia bastante já que as pessoas têm altura e rostos com formas diferentes. No entanto, quando muitas pessoas fazem comentários sobre a forma e tamanho das orelhas, a chance de terem razão é bastante grande. Se você procura escondê-las com os cabelos e sente-se incomodado (a) com eventuais comentários, talvez seja hora de procurar corrigi-las.

Na maioria dos casos, não são geradas cicatrizes, pelo fato de serem usadas agulhas ou cânulas bem finas.

Em alguns casos, em que são necessárias cânulas de maior calibre, podem gerar pequenas cicatrizes. Estas também ocorrem em alguns tipos de complicações, tais como extrusão do produto (saída da substância preenchedora através da pele) ou reação alérgica.

07. É COMUM APRESENTAR ALERGIA AOS PREENCHEDORES?

Ao utilizarmos ácido hialurônico, a chance de ocorrer uma reação alérgica é muito pequena, pois se trata de uma substância que já existe dentro do organismo.

Quando são utilizado preenchedores permanentes…

VOU PERDER O RESULTADO

Caso não realize novas aplicações de ácido hialurônico, o s volumes vão regredir progressivamente e o resultado desaparece.

Caso sejam realizadas aplicações de acordo com  aperda de volume dos lábios, este o resultado atingido será mantido

QUANTO TEMPO APÓS

Pessoas de pele morena podem apresentar uma cicatrização um pouco mais intensa, podendo vir a apresentar cicatrizes mais endurecidas ou elevadas. Como estas alterações na maioria das vezes ocorrem na região posterior da orelha, onde fica a cicatriz, costumam ter um tratamento mais fácil que em outras regiões do corpo.

Normalmente realizamos uma anestesia local, semelhante a realizada por dentistas em tratamento dentários.

Apesar da anestesia reduzir muito a sensibilidade dos lábios, não é possível garantir que ela abrangerá 100% da área dos lábios. Normalmente quando apresenta algum desconforto durante a aplicação, este ocorre na região lateral dos lábios, mas isto varia de caso para caso.

Aproximadamente 1 hora a 1 hora e meia cada sessão.

Normalmente este procediemnto não está associada à ocorrência de complicações sérias, desde que respeitados certos critérios de risco. Mas como todo ato médico, apresenta um risco variável e a cirurgia plástica como parte da medicina não é exceção. Pode-se diminuir este risco realizando-se o procedimento com técnica adequada, mas não é possível eliminá-lo completamente.

Em alguns poucos casos podem ocorrer uma alteração da sensibilidade, com dormência em alguns lugares dos lábios, que costuma regredir em poucas semanas.

Na grande maioria dos casos, após 1 semana, a sensibilidade volta ao normal.

Raros casos podem apresentar alterações mais prolongadas de sensibilidade.

Normalmente os pacientes sentem um desconforto leve após o procedimento, que é controlado com analgésicos simples.

Não. Basta a realização de compressas frias com soro fisiológico.

Normalmente a evolução segue as seguintes fases:

– nos primeiros 2 dias o inchaço é bem intenso, gerando preocupação nos pacientes;

– entre o 3º e 5º dia: ocorre uma pequena regressão do inchaço e os lábios ficam roxos em intensidade variável e com algumas bolinhas;

– entre o 5º. E o 7º. Dia: há uma regressão maior do inchaço e parte da rouxidão se desfez;

– entre 1 a 2 semanas: o aspecto tende a se normalizar;

– após 2 semanas: normalmente o inchaço e a rouxidão regrediram totalmente. Alguns paciente apresentam até saudades do inchaço apresentado na semana anterior.

Logicamente, esta evolução relatada acima pode variar de pessoa para pessoa, e qualquer preocupação deverá ser informada para nossa equipe.

Considerando o resultado de cada sessão, o resultado normalmente se estabiliza entre 2 a 3 semanas.

No que se refere ao resultado final almejado com todas as sessões planejadas, só será atingido quando for aplicada a quantidade de ácido hialurônico necessária.

Cada aplicação poderá ser realizada entre 15 a 30 dias após a sessão anterior, desde que seja possível colocar a quantidade a ser injetada.

Caso o inchaço for regredindo, atividades físicas leves podem ser realizadas após o 3º. Dia. Caso ão ocorra aumento do inchaço, estas atividades podem ser aumentadas gradativamente até normalizarem após 15 dias.

Caso ocorra alguma anormalidade, poderemos indicar um perído maior de repouso.

Utilizanado água fria necessariamente até o 2º. Dia após o procedimento.

Após o terceiro dia, poderá ser usada água morna.

Sim. Enquanto houver manchas de infiltrado sanguíneo e inchaço, é aconselhável que se evite expor ao sol. A exposição precoce ao sol pode manter o inchaço por mais tempo, aumentando assim o tempo de recuperação, além de poder fixar as manchas roxas na pele, gerando manchas.

Após 15 dias, desde que não esteja inchado ou roxo, o paciente poderá se expor ao sol. Caso permanece inchado ou roxo, o sol só será liberado após regressão destes sintomas

O tempo para uma completa recuperação depende da cirurgia realizada. De modo geral o tempo mínimo é de 3 a 4 dias para a realização de atividades com esforço leve. Já para atividades que envolvam exposição ao calor, com exposição esporádica ao sol, este tempo será de 15 a 30 dias. Quando é necessário exposição a traumas nas orelhas e exposição ao sol por longos períodos, o tempo de recuperação pode ser de 90 dias. Na plástica de orelha é sempre necessário o uso de faixa ininterruptamente por 15 a 30 dias, e isto dificulta o convívio em determinados ambientes de trabalho ou sociais, mas não o impede.

Existe um risco mínimo, mas em alguns casos o paciente poderá apresentar uma leve volta do abano e uma leve assimetria poderá ocorrer, pois, mesmo as pessoas não operadas e com orelhas normais, não apresentam um lado igual ao outro.

Por ser uma cirurgia simples, a cirurgia plástica de orelha poderá ser associada à outras cirurgias, sendo as associações mais comuns a realização de rinoplastia (cirurgia plástica do nariz) no mesmo tempo operatório de otoplastia.

Outras associações bem frequentes são a otoplastia com a aplicação toxina botulínica e preenchimentos, e com a inclusão de prótese mamária, lipoaspiração e lipoescultura.

Muitas são as fases que o corpo passa até que a cirurgia atinja seu objetivo. Até que se consiga o resultado pretendido, ocorrerão diversas mudanças na cicatriz, na forma das orelhas, no inchaço, na sensibilidade, nas manchas de infiltrado sanguíneo, etc. Portanto, é normal que ocorra alguma preocupação no sentido de desejar atingir o resultado final antes do tempo previsto.

Toda preocupação de sua parte deverá nos ser transmitida, para que possamos tranquilizá-la, com os esclarecimentos necessários.

Alguns pacientes apresentam um curto período de depressão emocional nesta etapa, em decorrência destas alterações passageiras. Isto advém do desejo de se atingir o resultado final o quanto antes.

Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia das orelhas deverá ser considerado como final antes dos 3 meses.

No caso das crianças pode-se operar a partir de seis anos e meio, quando a orelha já atingiu o tamanho próximo ao do adulto. A correção precoce evita as consequências das piadas e brincadeiras tão comuns nas escolas.

Geralmente após 3 a 4 meses teremos o resultado final

Se você está ciente do que deseja e o cirurgião puder lhe propiciar aquilo que você pediu, sem dúvida compensa. Entretanto, é importante levar em consideração o fato de que a cirurgia das orelhas não visa transformar você em outra pessoa. Não é possível transformar a sua orelha na orelha de outra pessoa. Você continuará com a sua orelha, porem com características diferentes. O cirurgião plástico apenas melhorará esse território prejudicado pelos defeitos aí pré-existentes.

Cuidados pós-preenchimento labial

Outra vantagem do tratamento é que não é necessário interromper as atividades cotidianas após o preenchimento labial. Os cuidados após a realização do procedimento são simples, como aplicar compressas frias para diminuir o inchaço natural do preenchimento e evitar exposição ao sol e o uso de maquiagens nos primeiros dias. Se houver alguma outra recomendação específica, ela será passada pelo médico, dependendo de cada caso.

Qual o valor de um preenchimento labial?

O valor do preenchimento labial só pode ser definido após uma avaliação médica, que irá avaliar as regiões do lábio que necessitam de intervenção, a quantidade do produto a ser usada e outras questões relevantes.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Agende sua consulta:

Fale conosco por WhatsApp ou telefone