Prótese Mamária - Tipos de Próteses

fig_mamario_pitanguyExistem diversos tipos de próteses de silicone disponíveis, variando em termos de tamanho, textura, forma, perfil, marcas, etc... Nesse tópico iremos discutir sobre os diversos tipos de prótese de mama de silicone e, como a correta escolha do tipo ideal de prótese mamaria de silicone para cada caso é importante para obtenção de um resultado final estético adequado para a paciente. Para melhor entendimento, iremos discutir cada parâmetro em separado:

Tipos de Perfil

Tipos de Superfície

Tipos de Preenchedor

  

TIPOS DE PERFIL

O perfil de uma prótese consiste basicamente no seu formato, sendo sete os tipos existentes:

  • Baixo: esses tipos de proteses de silicone possuem uma base mais larga e são mais baixas, sendo, portanto mais indicadas quando se desejam uma maior projeção do colo mamário e pouca projeção para frente. São pouco utilizadas na prática.
  • Moderado: apresentam maior projeção do que as próteses de perfil baixo, tendo uma base um pouco menor.
  • Moderado Plus: constituem um meio termo entre as próteses de perfil moderado e as de perfil alto. 
  • Alto: essas proteses de silicone possuem uma base menor e são mais altas, sendo portanto melhor indicadas quando se deseja maior projeção dos seios para frente sem tanta necessidade de preenchimento do colo mamário. As proteses de silicone de perfil alto são as mais requisitadas pela maioria das pacientes.
  • Super Alto: esse tipo de perfil privilegia ainda mais a projeção da mama. Sua indicação é restrita à alguns caso

Obs: considerando as próteses de perfil baixo, moderado, moderado plus, alto e super alto, quanto mais alta a prótese, maior é a projeção que esta prótese proporcionará, e menor será sua largura.

Ainda com relação ao perfil, existem outros dois tipos especiais:

  • Cônica: esta prótese é mais indicada para pacientes que tem o tórax muito estreito, porque é a que possui menor base. Porém, sua indicação é muito rara, porque pode deixar as mamas muito pontudas.
  • Natural (Anatômico ou “em gota”): essas próteses de silicone têm um perfil “em gota” e são indicadas para aquelas pacientes que têm mamas com formas e contornos estéticos e se deseja um aumento proporcional das mesmas. Porém, proporciona uma projeção do colo menor que as próteses de silicone de perfil alto. Outra grande desvantagem é o fato destas próteses poderem girar, gerando assimetrias, o que ocorre muito dificilmente com as próteses redondas.

Duas próteses de silicone podem ter o mesmo tamanho (volume), mas podem ter perfis diferentes. Isto é muito importante, porque freqüentemente as pacientes têm como referência uma amiga ou conhecida que colocou determinado volume, e desconhecem o fato de haver uma diferença no que se refere ao perfil e à marca da prótese.

Para que você tenha uma noção melhor, basta imaginar uma lata de atum e uma lata de cerveja. Ambas possuem 300ml, porem uma é mais alta e estreita enquanto a outra é mais baixa e larga.

 

 perfilffperfis7

 

 

 

 

 

 

 

perfil5                       perfil_proteses

 

TIPOS DE SUPERFÍCIE

Antes de começarmos a discutir sobre os diversos tipos de superfícies existentes nas próteses de silicone, é importante que se entenda o porque da existência das superfícies diferentes nas próteses de silicone. Devido a uma reação natural do corpo humano, uma cápsula fibrosa é formada ao redor de corpos estranhos, inclusive implantes de prótese de silicone. Essa cápsula fibrosa pode ficar dura e contrair o implante.

Essa reação de contratura exagerada da cápsula pode deformar o implante mamário de silicone alterando a forma da mama. Chamamos essa complicação de contratura capsular. Os tipos de superfícies das próteses mamárias de silicone foram sendo alterados na medida em que se tentava uma solução para a contratura capsular. O índice de ocorrência de contratura capsular está relacionado entre outros, à superfície dos implantes de silicone.

As primeiras próteses de mama de silicone fabricadas tinham a superfície lisa, que possuem o maior índice de contratura capsular. A partir de meados dos anos setenta surgiram as próteses de mama revestidas de espuma de poliuretano. E, finalmente, na década de 80 surgiram os implantes de prótese de silicone texturizados com o próprio silicone. Atualmente, na maioria dos casos se utiliza as próteses de silicone texturizadas.

Os tipos de superfícies existentes são:

  • Implante liso: possui o maior índice de contratura capsular (5 a 6%), não sendo mais utilizado.
  • Implante texturizado com silicone: possui superfície de silicone com micro-rugosidades visando “quebrar” a formação da cápsula. Apresenta índices menores de contratura capsular do que as proteses de silicone lisas (2 a 3%). São as proteses de silicone mais utilizadas nas cirurgias de mama.
  • Implante texturizado com espuma de poliuretano: possui sua superfície revestida com espuma de poliuretano. Apresenta os menores índices de contratura capsular (0,5%) entre as proteses de mama de silicone existentes, porém é mais sensível à palpação e possui maiores chances de dobras. Utilizada geralmente após contratura capsular intensa com prótese de silicone texturizada.

 protese-de-mama-lisa1

 

 PRTESE2

 

 poli2

 

TIPOS DE PREENCHEDOR

As próteses de mama podem estar preenchidas com:

- Solução salina

Colocam-se as próteses vazias (apenas os invólucros) e depois, com uma seringa e soro fisiológico vai se preenchendo a prótese até se chegar ao tamanho de mama desejado. Utilizada mais nos EUA e Canadá, pois nesses países até pouco tempo ainda era proibido o uso de silicone gel.

Existem modelos que são totalmente preenchidas com solução salina, e outros modelos que já são parcialmente preenchidos com gel de silicone, em diferentes proporções (25, 50 ou 75%).

Possui o inconveniente de se notar esse líquido quando em movimento, ser mais dura e artificial ao toque e possuir o risco de vazamento da solução salina.

- Gel de silicone

É o preenchimento de prótese mamaria mais utilizado em todo mundo.

As próteses de mama mais modernas, utilizam gel de silicone coesivo e não mais liquido. Sendo assim, mesmo que ocorra uma ruptura traumática da prótese, o silicone não irá vazar.

À palpação, esses implantes mamarios de silicone são pouco perceptíveis por apresentar densidade e textura bem similares as do tecido mamário.

 - Elastômero de Silicone: é um tipo de silicone sólido, muito pouco usado em cirurgia plástica.

 

salina

 

gel

 

 

 

(47) 3045.3322 - Av. Cel. Marcos Konder, 1207 - Sala 122 - Centro Empresarial Embraed - Itajaí, SC