Cirurgia

Sumário

Face

Lobuloplastia (Fechamento de Orifícios Alargados de Brincos)

O uso de brincos, piercings e alargadores, devido ao seu peso ou devido a características específicas de cada tipo de pele, pode gerar alargamento do seu orifício ou até mesmo abertura de todo o lóbulo da orelha. Existem casos também de pacientes que sofrem traumas, vindo a apresentar o lóbulo da orelha literalmente rasgado.

Também conhecida como lobuloplastia ou correção de lóbulo fendido, esta cirurgia tem como objetivo a reconstrução da anatomia alterada dos lóbulos das orelhas.

Como é feita?

Considerações Técnicas:

O objetivo destas observações sobre a lobuloplastia é apresentar de maneira clara e simplificada detalhes que seguramente estão lhe interessando no momento.

Determinação da técnica ser utilizada:

Existem diversas técnicas existentes, cada uma desenhada para determinado tipo de alteração.

01. Casos mais simples, em que o lóbulo não foi completamente lacerado, geralmente são fechados com a retirada do orifício e fechamento simples da lesão.

02. Alguns casos em que ocorreu atrofia da gordura existente na região, mesmo que os lóbulos não estejam totalmente rasgados, necessitam de correções mais complexas, como a esquematizada abaixo.

03. Casos em que os lóbulos estão totalmente rasgados necessitam de técnicas mais aprimoradas, como a desenhada a seguir.

Para diminuir a chance de reabertura, neste tipo de técnica realizamos a aproximação dos tecidos internos dos lóbulos, conforme figura abaixo.

04. Alguns casos em que a espessura dos tecidos foi muito alterada necessitamos realizar a confecção de retalhos, conforme ilustrado a seguir.

05. Existem outras situações em que as reconstruções são mais complexas e exigem cirurgias ainda mais detalhadas, tais como esquematizado abaixo.

06. Apesar de existirem técnicas em que se preconiza a manutenção do orifício do brinco, não recomendamos a sua utilização pelo fato de geralmente ocorrer estenose (fechamento) do orifício, ou seu alargamento. Orientamos o paciente a fazer um novo orifício após 3 meses da correção do alargamento

Cuidados Pré-operatórios

Com o intuito de esclarecer algumas dúvidas, queremos passar orientações que julgamos importantes sobre o período pré-operatório da lobuloplastia.

Período prévio à cirurgia

  • Discuta detalhadamente com o cirurgião como ficarão os lóbulos das orelhas depois de operadas.
  • Questione o tipo de incisão e a anestesia.
  • Relate qualquer tipo de tratamento realizado em seu ouvido no passado ou atualmente.
  • Sempre que houver algum impedimento para a realização da cirurgia já marcada avise imediatamente ao cirurgião ou a clínica.
  • Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros no dia da cirurgia.
  • Evite tomar aspirina ou qualquer remédio contendo ácido acetil salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Somalgin, Alka-Seltzer, Cafiaspirina, Cibalena, Coristina, Doril, Engov, Migrane, Sinutab, Sonrisal, Superhist, Vasclin), vitamina E ou qualquer tipo de complexo vitamínico, medicação homeopática ou floral, pelo menos nas duas semanas que antecedem à cirurgia, pois poderão interferir no processo de coagulação e causar sangramentos. Isto inclui Arnica, Arruda, Babosa (Aloe Vera), Gingko-Biloba, Ginseng, Guaco, Alho, Gengibre, Buchinha, Erva de Bicho, Bromelaína, Kava Kava, Omega 3, Valeriana, Erva de São Jorge, Erva de São João, Mirra, Tinguaciba, Hiperico, Hipericão, Ibitipoca, Dong Quai, Ásaro, Angelica, Púrpura, Ephedra, Ma Huang, Matricária, Sulfato de Glucosamina (para artrite e osteoporose), Hidrates, Alcaçuz, Glicírriza, Saw Palmetto, Serenoa, Sabal, etc.
  • A cirurgia também não poderá ser realizada caso o paciente esteja utilizando qualquer tipo de anticoagulante.
  • Evite tomar ou usar substâncias tóxicas ou drogas nas duas semanas antecedentes a cirurgia.
  • Não fume nos 15 dias que antecedem a cirurgia e nas duas semanas de pós-operatório, pois poderá haver retardo da cicatrização.
  • Providencie acompanhante para contato, para a alta da clínica ou hospital (nome e telefone) e para acompanhá-la (o) em casa no pós-operatório.
  • Comunique ao médico se tiver qualquer tipo de erupção cutânea ou herpes.
  • No caso das mulheres, a menstruação não é impedimento à sua cirurgia, mas de preferência programe-a para fora do período menstrual.
  • Também no caso das mulheres, comunique ao médico qualquer atraso menstrual ou possibilidade de estar grávida.
  • Recomendamos usar roupas de algodão de fácil retirada (roupa com botões) no dia da cirurgia.
  • Comunique qualquer sinal de resfriado, conjuntivite, herpes ou qualquer tipo de infecção que surgirem na semana anterior à cirurgia. Nestes casos, o procedimento cirúrgico deverá ser transferido até a resolução do processo infeccioso.
  • Providencie gazes, Band Aid, soro fisiológico e Merthiolate para os curativos no pós-operatório.

Na Noite Véspera da Cirurgia

  • Lave bem os cabelos e toda a face, usando sabonete antisséptico (Sabofen, Soapex, Protex, Dermacyd, etc).
  • Alimentação leve até meia-noite.
  • Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito fartas na véspera da cirurgia. Observar jejum total de 8 horas antes da cirurgia, inclusive água, cafezinho, balas e refrigerantes. Tomar 1 copo de suco ou água pela manhã, nada além disto.

No Dia da Cirurgia

  • Lave bem os cabelos e toda a face, usando sabonete antisséptico (Sabofen, Soapex, Protex, Dermacyd, etc).
  • Chegue à Clínica ou Hospital no horário marcado.
  • Não é necessário vir acompanhada para a clínica, mas é preferível trazer alguém, pois algumas pessoas podem apresentar tontura após o procedimento.
  • Tome somente a medicação prescrita.
  • Não use cremes ou maquiagem.
  • Venha com roupas confortáveis e folgadas, que não precisem ser colocadas pela cabeça, pois serão usadas por ocasião da alta.
  • Traga uma pequena bolsa com objetos de uso pessoal.
  • Não traga joias ou objetos de valor.
  • Não vir usando brincos anéis, alianças, piercings, etc., pois se não puderem ser retirados a cirurgia não poderá ser realizada.

Cuidados Pós-operatórios

Com o intuito de esclarecer algumas dúvidas, queremos passar orientações que julgamos importantes sobre o período pós-operatório da lobuloplastia.

  • Mantenha repouso relativo no dia da cirurgia.
  • Os curativos são realizados diariamente através de limpeza com soro fisiológico e Merthiolate.
  • A retirada dos pontos ocorre entre 7 e 14 dias de pós operatório.
  • Siga rigorosamente a prescrição médica.
  • A confecção de um novo orifício para brinco só é indicada após 90 dias da cirurgia, preferencialmente em uma área fora da cicatriz resultante da cirurgia. Caso o orifício seja feito encima da cicatriz, existe uma chance maior de nova abertura excessiva do orifício.
  • Uso de produtos para cicatrização será orientado pelo médico, pois massagens excessivas no local poderão estimular a reabertura excessiva do orifício.
  • A exposição ao sol pode ser feita após 90 dias gradativamente.
  • Os exercícios físicos moderados podem ser iniciados após 15 dias.
  • Não utilize outros analgésicos além dos recomendados.

Dúvidas frequentes

Sim. Porém é indicado que novos orifícios sejam abertos fora da área da cicatriz, como indicado no exemplo abaixo. Caso estes orifícios sejam abertos encima da cicatriz, existe uma chance maior de reabertura excessiva destes orifícios.

Sim. Isto ocorre porque nem sempre a origem do alargamento é o fato de se utilizar brincos grandes e pesados. A causa do alargamento excessivo pode ser algum fator relativo a própria pele do lóbulo, que pode apresentar uma pré disposição para a ocorrência deste alargamento. Sendo assim, orientamos a utilização de brincos pequenos para diminuir a chance de novos alargamentos.

Como qualquer cirurgia, existirão cicatrizes que ficarão visíveis. Elas apresentarão a evolução normal como qualquer outra cicatriz, e atingirão o aspecto final entre 1 a 2 anos após a cirurgia.

Sim. As cicatrizes em lóbulos das orelhas apresentam uma chance um pouco maior de apresentar formação de quelóides se comparado com cicatrizes em outras áreas do corpo.

Apesar se ter uma incidência pequena, pode ocorrer uma reabertura do orifício do brinco, mesmo que o paciente não utilize mais brincos.

Pessoas de pele morena podem apresentar uma cicatrização um pouco mais intensa, podendo vir a apresentar cicatrizes mais endurecidas ou elevadas.

Normalmente utilizamos anestesia local.

Geralmente entre 45 a 120 minutos.

Normalmente esta cirurgia não está associada à ocorrência de complicações sérias, desde que respeitados certos critérios de risco. Mas como todo ato médico, apresenta um risco variável e a cirurgia plástica como parte da medicina não é exceção. Pode-se diminuir este risco preparando-se adequadamente cada paciente, mas não é possível eliminá-lo completamente.

A lobuloplastia não costuma evoluir com muita dor. Caso ocorra, é considerada normal desde que controlável com analgésicos comuns.

Em alguns poucos casos podem ocorrer uma alteração da sensibilidade no lóbulo, que costuma regredir em poucas semanas.

Nos primeiros dias será indicada a limpeza com soro fisiológico e Merthiolate, com oclusão com gazes ou Band-Aid.

A partir do 7º.dia poderemos iniciar a retirada dos pontos. Esta retirada poderá ser feita gradualmente até o final de 2 semanas. A retirada dos pontos costuma ser muito pouco incômoda.

Normalmente o lóbulo permanece com inchaço bem visível por um período de 1 semana, podendo ter ou não algumas manchas roxas. Após este período, permanece um inchaço mínimo que irá ceder dentro de 1 a 2 meses. Em alguns casos raros o inchaço pode permanecer por até 3 a 6 meses

Atividades físicas leves, tais como caminhadas, podem ser iniciadas após 7 a 15 dias, podendo ser aumentadas em intensidade até que com 45 dias possam ser realizadas atividades físicas de alto impacto. Recomenda-se que as atividades em que possa haver um potencial trauma na orelha, tais como futebol, vôlei, basquete, luta, etc, iniciem após um período de 45 dias, onde o processo de cicatrização já estará bem avançado.

Você poderá lavar a cabeça com água morna a partir do 2o dia de pós-operatório.

Sim. Enquanto houver manchas de infiltrado sanguíneo, é aconselhável que se evite expor ao sol da rua. A exposição precoce ao sol pode manter o inchaço por mais tempo, aumentando assim o tempo de recuperação. No entanto, para exposições mais longas, como num banho de sol, aconselha-se aguardar um período mínimo de 90 dias.

Caso necessário e a atividade seja leve, o paciente poderá trabalhar no mesmo dia da cirurgia. Casos em que as atividades envolvam esforços físicos mais intensos terão o período de repouso melhor definido na avaliação que se faz no dia após a cirurgia.

Por ser uma cirurgia simples, a lobuloplastia poderá ser associada a outras cirurgias plásticas. É muito comum realizar esta cirurgia associada à otoplastia, blefaroplastia ou ritidoplastia.

Porém, em alguns casos de grandes deformações no lóbulo, a realização de otoplastia ou ritidoplastia deverá ser melhor avaliada, pois pode alterar a capacidade de cicatrização no lóbulo.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Agende sua consulta:

Fale conosco por WhatsApp ou telefone