Cirurgia

Sumário

Face

Toxina Botulínica

Durante muitos anos os únicos recursos existentes para a melhoras das rugas da face eram procedimentos cirúrgicos, com suas inevitáveis cicatrizes.

Cada vez menos vem se fazendo a utilização de procedimentos cirúrgicos para o rejuvenescimento facial e a preferência dos pacientes tende para o tratamento não invasivo que envolve menos tempo de recuperação ou tempo ocioso e geram uma aparência mais natural, como no caso da toxina botulínica.

A partir do uso da toxina botulínica, criou-se uma grande variedade de possibilidades para o controle das rugas, ajudando na manutenção de uma aparência mais jovem sem as sequelas previstas em uma cirurgia.

Ficha resumida

A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a mesma causadora do botulismo por intoxicação alimentar. Trata-se de uma substância nociva, de alta toxicidade, capaz de afetar sensivelmente o sistema nervoso, causar paralisia, e se não houver socorro, pode levar a óbito. 

Como então é amplamente utilizada em terapias e tratamentos de rugas? Simples, ela é sintetizada, diluída em soro fisiológico e só aí é aplicada no organismo em dose muito pequena para evitar quaisquer problemas. 

Basicamente, a toxina consegue paralisar a liberação pré-sináptica do neurotransmissor, a acetilcolina, na junção neuromuscular. Em outras palavras, ela bloqueia a informação entre o neurotransmissor e o músculo, causando seu enrijecimento. Nesse caso, a ação da toxina influencia no enrijecimento da fibra muscular de forma temporária, por isso os tratamentos estéticos devem ser feitos de tempos em tempos.

Assim a acetilcolina não é lançada na fenda sináptica impedindo a despolarização do terminal nervoso, dessa forma a contração muscular fica bloqueada, já que sem o neurotransmissor o músculo não se contrai novamente. 

Isso tudo faz com que o músculo fique enrijecido, com aspecto “esticado” ou “relaxado”. Essa reação começa após 24 horas da aplicação na pele, com efeito progressivo com ápice entre 3 a 15 dias depois. 

Como o organismo não tem capacidade de movimentar a região tratada, começa a reagir. A partir daí começa a produzir novos terminais nervosos nos neurônios preenchidos com a toxina botulínica no intuito de restabelecer o movimento muscular. 

Essa reação leva cerca de 3 a 6 meses para ser finalizada. Nesse momento a toxina perde seu efeito e é assimilada pelo organismo e depois eliminada, assim os nervos tratados retornam ao seu estado normal. 

As novas ramificações são absorvidas e os músculos voltam ao aspecto que tinham antes da aplicação. Por isso os tratamentos que envolvem o uso de toxina botulínica costumam ter mais de uma sessão, a fim de manter a aparência “esticada”.

Como é feita?

Considerações Técnicas:

O objetivo destas observações sobre a aplicação de toxina botulínica é apresentar de maneira clara e simplificada detalhes que seguramente estão lhe interessando no momento.

Passos do procedimento:

01. As áreas a serem tratadas são marcadas: podem ser tratadas as áreas glabelares, a testa, os pés de galinha, rugas do nariz e rugas da região mentual. Existem outras áreas que podem ser tratadas, mas preferimos não realizar estas aplicações devido a riscos maiores de intercorrências.

02. Caso o paciente prefira, pode ser utilizado anestésico local em forma de pomada, que pode ser aplicado entre 30 minutos a 1 hora antes do procedimento. A maioria dos pacientes não apresenta redução do desconforto durante a aplicação com o uso destes anestésicos, razão pela qual não indicamos o seu uso de rotina.

03. Realizamos a antissepsia da pele com clorexidine e aplicação de gelo nas áreas de aplicação, para redução de hematomas;

04. Realizamos a aplicação da toxina botulínica com microagulhas nas áreas definidas.

05. Realizamos nova aplicação de gelo nos locais tratados.

06. O tempo total para realização do procedimento varia de 40 minutos a 1 hora, dependendo das áreas que serão tratadas.

07. No dia da sessão, o paciente é orientado a evitar medicamentos anti-inflamatórios como ibuprofeno, diclofenaco, ácido mefenâmico, entre outros, pois podem afetar a ação da toxina. 

Cuidados Pré-operatórios

Com o intuito de esclarecer algumas dúvidas, queremos passar orientações que julgamos importantes sobre o período prévio a aplicação da toxina botulínica em face.

Período prévio ao procedimento

  • Discuta detalhadamente com o cirurgião quais os possíveis resultados. Lembre-se que a toxina botulínica serve somente para tratamento de rugas de expressão. Rugas que não dependam da expressão ou sulcos na face não apresentarão melhora com o tratamento.
  • Relate qualquer tipo de tratamento realizado em sua face no passado, principalmente os cirúrgicos e os que envolvam uso de preenchimentos.
  • Sempre que houver algum impedimento para a realização do procedimento já marcado avise imediatamente ao cirurgião ou a clínica.
  • Programe se possível suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros no dia do procedimento. Caso não seja possível, programe-se para não fazer exercícios nem se expressar muito com o rosto após o procedimento.
  • Evite tomar aspirina ou qualquer remédio contendo ácido acetil salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Somalgin, Alka-Seltzer, Cafiaspirina, Cibalena, Coristina, Doril, Engov, Migrane, Sinutab, Sonrisal, Superhist, Vasclin), pelo menos 7 dias. Anti inflamatórios como diclofenaco, ibuprofeno, ácido mefenâmico não poderão ser utilizados até 3 dias após o procedimento
  • O procedimento não poderá ser realizado também nas seguintes situações:
    • Em gestantes ou lactantes;
    • Pacientes que estejam passando por tratamentos com antiinflamatórios;
    • Pacientes que apresentem lesões de pele, como acne, pois podem correr o risco de infecção ou inflamação; 
    • Pessoas que recentemente tomaram a vacina antitetânica, visto que ela pode combater a bactéria Clostridium botulinum;
  • Pessoas que apresentam alguma intolerância à lactose podem apresentar reações alérgicas;
  • Não usar substâncias tóxicas ou drogas nas duas semanas antecedentes ao procedimento.
  • É preferível, mas não necessário que se providencie acompanhante para sair da clínica após o procedimento, pois algumas pessoas podem apresentar leve tontura após o procedimento;
  • Comunique ao médico se tiver qualquer tipo de erupção cutânea ou herpes.
  • No caso das mulheres, comunique ao médico qualquer atraso menstrual ou possibilidade de estar grávida.
  • Comunique qualquer sinal de resfriado, conjuntivite, herpes ou qualquer tipo de infecção que surgirem na semana anterior ao procedimento. Nestes casos, o procedimento deverá ser transferido até a resolução do processo infeccioso.
  • Providencie soro fisiológico e gazes para utilização em compressas geladas a serem aplicadas após o procedimento, para prevenir rouxidão.

No dia do procedimento

  • Chegue à Clínica ou Hospital no horário marcado.
  • Traga acompanhante se possível.
  • Cheque se não está utilizando alguma medicação que contraindique o procedimento.
  • Não use cremes ou maquiagem
  • Ao chegar à Clínica ou Hospital, comunique na recepção o nome e o telefone do familiar ou acompanhante que virá buscá-la(o).

Cuidados Pós-operatórios

Com o intuito de esclarecer algumas dúvidas, queremos passar orientações que julgamos importantes sobre o período pós aplicação da toxina botulínica.

  • Mantenha repouso relativo no dia da aplicação.
  • Também não deite de lado neste dia.
  • Recomendamos não realizar expressões faciais, como riso, choro, gestos, etc no dia da aplicação, para evitar migração do produto injetado.
  • Utilize compressas de gazes com soro gelado no dia da aplicação.
  • Não utilize anti-inflamatórios (tais como ibuprofeno, ácido mefenâmico, diclofenaco, etc) até 3 dias após a aplicação.
  • A exposição ao sol pode ser feita a partir do momento que não existirem manchas roxas nos ocais de aplicação.
  • Os exercícios físicos podem ser realizados no dia seguinte ao procedimento.
  • Não utilize outros analgésicos além dos recomendados.

Dúvidas frequentes

Não existe uma idade ideal para começar as aplicações de toxina botulínica.
Há pessoas que apresentam, desde a adolescência, tendência a formar muitas marcas de expressão quando sorriem ou falam. Aliado a outros fatores, esta ação continua sobre a pele tende a formar marcas definitivas na pele: as rugas. Começam como rugas dinâmicas, que aparecem somente durante a expressão facial, mas com o tempo evoluem para rugas estáticas, as rugas que mesmo no repouso são visíveis.

Sendo assim, quem tem muitas marcas de expressão, colhe mais benefícios iniciando suas aplicações de toxina botulínica mais cedo. 

Cedo quando? Em geral, a partir dos 30 anos algumas pessoas já são candidatas.

Existem pessoas que já preferem aplicar toxina botulínica antes dos 30 anos, mas não é o habitual. Estes casos devem ser avaliados individualmente.

A toxina botulínica é uma medicação extraída de bactérias (Clostridium) cuja ação principal é paralisar a musculatura. A apresentação é em forma de pó. O médico reconstitui a toxina botulínica com soro fisiológico e utiliza uma pequena seringa para aplicar. É utilizado em outras áreas da medicina onde o relaxamento muscular é necessário (espasmos musculares).

A aplicação da toxina botulínica não previne envelhecimento. Ele evita, previne e trata o aparecimento de rugas nas áreas onde é aplicada (como a testa, entre os olhos, os pés de galinha, etc.).

As rugas representam apenas um dos componentes do envelhecimento.
Uma vez marcadas na pele, mesmo sem contrair o músculo, as rugas necessitarão de outros tratamentos (peelings, preenchedores com ácido hialurônico, laser fracionado ou não fracionado, etc.), pois somente a toxina botulínica não resolve estes casos.

Já está bem estabelecido na literatura médica que quanto antes iniciar a aplicação da toxina botulínica, menos rugas se formam.

Os locais mais comuns e com melhor resultado são a região dos olhos (pés de galinha), fronte (testa e entre as sobrancelhas), nariz e região mentual (queixo).

Rugas e marcas excessivas entre as sobrancelhas conferem aspecto de zangado. É comum estas pessoas receberem a pergunta: “Você está brava?”, mesmo sem qualquer sentimento de raiva.

Existem outros locais que também podem ser tratados (pescoço, boca triste, ponta caída no nariz, ruguinhas ao redor da boca, colo, parte central e medial da pálpebra inferior, rugas finas nas bochechas), mas devido ao risco maior associados a estes locais, preferimos não os realizar.

É verdade. Quem transpira muito nas axilas pode realizar a aplicação no local. O resultado é a diminuição importante do suor. Nas mãos e nos pés, pode ser aplicado, mas é um pouco mais doloroso.

A duração do efeito é, geralmente, maior, variando de aproximadamente 4 -8 meses, podendo em alguns casos durar por 12 meses.

Pelo contrário. Seu risco é de ficar com menos rugas, se ficar fazendo com muita frequência. Mas a realidade é que muito raramente isto acontece mesmo. E na maioria das vezes, são os estranhos resultados artificiais vistos nos meios de comunicação onde tudo foi exagerado (cirurgias, peelings, toxina botulínica, preenchimentos).

A toxina botulínica, quando aplicado por profissionais treinados e com anos de experiência e atualizações em congressos e workshops, dificilmente trará resultados artificiais. O mais interessante é que VOCÊ pode escolher qual grupo muscular quer paralisar. Converse com seu médico.

É verdade. Quem tem a sobrancelha caída pode ser beneficiado, mas não são todos os pacientes que podem melhorar a sobrancelha com a aplicação da toxina botulínica.

Quando aplicada em pontos específicos, pode haver elevação de alguns milímetros da sobrancelha. Este efeito é discreto, como deve ser, mas traz mais harmonia ao rosto.  Não sobe a níveis artificiais. O resultado é bem natural.

Um efeito colateral que poderá ocorrer é a queda das sobrancelhas em alguns casos.

A duração média é de 3 a 6 meses. Após 3 meses, o músculo deixa de ficar totalmente paralisado e volta, muito gradualmente, a contrair-se. O resultado não some de um dia para o outro. Gradualmente o efeito some e o músculo retoma sua atividade. Em algumas pessoas (com muita sorte) o efeito pode ser maior do que 6 meses.

Espere um aumento na contração, uma força muscular progressiva de 20% ao mês.

Assim no quarto mês já há, por exemplo, uma redução de 80% em média pelo menos no efeito da paralisação causado pela toxina botulínica.

Isto é verdade. Eventualmente precisaremos trocar a marca da toxina botulínica para tentar evitar este efeito. Raríssimos casos em que o organismo passa a ser resistente aos efeitos são relatados. Você pode usá-lo 2 vezes ao ano, com tranquilidade e segurança.

Não serve. É comum as pessoas confundirem os “preenchedores” com a toxina botulínica. O “bigode chinês” necessita de preenchedores para ser atenuado. O mais usado é o ácido hialurônico. A toxina botulínica somente é usada para paralisar o músculo e diminuir as rugas de expressão. Não serve para dar volume.

Não preenche. Esta é outra dúvida comum. Para preencher os lábios é comum o uso do ácido hialurônico.

Não existe nenhum problema. Na realidade é até mesmo recomendado esta prática. A toxina botulínica pode prolongar o efeito do ácido hialurônico, pois, devido à paralisia muscular, o preenchedor corre menor risco de migrar e ser absorvido. São duas ótimas opções para o rejuvenescimento facial.

Não existe. Aliás, a toxina botulínica enobrece e valoriza o resultado da cirurgia. Uma face firme e mais desenhada combina mais com um olho sem pés de galinha e testa sem rugas. Porém, recomendamos aguardar um período de 1 mês após realizar a cirurgia de face ou de pálpebras para então realizar a aplicação da toxina. Ou nos casos que realizaram a aplicação da toxina e desejam ser operadas, orientamos aguardar 1 mês para então realizar a cirurgia.

Em mãos treinadas muito pouca coisa pode dar errado. O mais desagradável e dramático efeito colateral é o enfraquecimento do músculo que eleva a pálpebra de cima. Neste caso (ptose palpebral) a pálpebra fica caída. A maioria das vezes este efeito indesejável está relacionado a alterações da anatomia do indivíduo ou falta de preparo do profissional. A boa notícia é que este efeito dura pouco.
Relembramos: Isto é a raridade da raridade. É muito comum ficar roxo nos pontos de picada, ou apresentar uma dor de cabeça no dia da aplicação. Nada que uma maquiagem não disfarce, porém esta maquiagem somente pode ser utilizada no dia seguinte a aplicação.

A duração do efeito depende de “quanto a pessoa usa o músculo”. Quem faz mímicas excessivas, constantemente força a vista para tentar ler ou proteger da luz tem o efeito encurtado. Use óculos de grau se precisar, óculos escuros quando sair ao sol. Algumas medicações encurtam a duração. Pergunte a seu médico.

No dia seguinte da aplicação algum efeito será sentido. “Pele repuxando” e “pele esticando” são alguns dos relatos dos pacientes. Após o terceiro dia, boa parte do efeito já se instalou. O efeito final será somente após 2 semanas.

Desde que você não espere resultados milagrosos a resposta é: Sim, vale a pena.

É um tratamento seguro, bons resultados e segurança comprovada. Está também provado que previne a formação de novas rugas e atenua as já instaladas. Trata-se de um excelente artifício cosmético. Use-o com moderação.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Agende sua consulta:

Fale conosco por WhatsApp ou telefone