Cirurgia
Contorno Corporal
As pessoas que passam por grandes emagrecimentos (como em pacientes submetidos a cirurgias redutoras do estômago), alternância de períodos de ganho e perda de peso (efeito sanfona), ou com o passar da idade, comumente apresentam flacidez na parte posterior do braço. Isto ocorre devido ao excesso de pele formado pelo estiramento da pele durante o período de sobrepeso ou da perda natural de elasticidade da pele devido à idade. Como a pele desta região é relativamente fina, ela não contrai o suficiente após a perda de peso, causando o excesso de pele neste local.
Em pacientes com aumento da circunferência do braço devido exclusivamente ao acúmulo de gordura, que não apresentem flacidez de pele, a lipoaspiração pode atingir bons resultados. Já nos casos com flacidez de pele, a utilização da lipoaspiração tenderá a acentuar o problema, pois esta pele já não possui capacidade de retração.
A Dermolipectomia Braquial (do braço), também conhecida como Plástica dos Braços, Braquioplastia, Lifting de Braços ou Lifting Braquial visa retirar este excesso de pele, proporcionando um contorno do braço mais natural e menos flácido. Assim como no lifting crural, esta cirurgia deve ser indicada com extremo cuidado pois as cicatrizes resultantes nem sempre compensam a melhora obtida em termos de contorno. A ocorrência de cicatrizes alargadas é relativamente comum e decorre do intenso movimento ocasionado pela contração dos músculos durante a execução das tarefas do dia-a-dia.
Anestesia: local com sedação ou geral.
Duração da cirurgia: entre 3 a 5 horas.
Permanência na clínica ou hospital: 4 horas a 1 dia.
Cicatriz: ao longo da face interna dos braços e transversal nas axilas.
Pré-operatório: Exames de laboratórios (sangue e urina) + Exames radiológicos (Raio X de tórax e coluna, Ultrassom de partes moles de braços) + Avaliação cardiológica se necessário + Eletrocardiograma + Teste de detecção de bactéria multirresistente + Teste de COVID + Arquivo fotográfico.
Pós-operatório: modelador por 2 a 3 meses.
Tempo de recuperação: 3 a 4 semanas para esforços leves. 45 dias para esforços moderados. 60 a 90 dias para esforços intensos. Não expor a cicatriz ao sol por no mínimo 3 meses.
Considerações Técnicas:
O objetivo destas observações sobre dermolipectomia braquial é apresentar de maneira clara e simplificada detalhes que seguramente estão lhe interessando no momento.
Passos da cirurgia:
01. Incisões transversais nas axilas e ao longo da face medial dos braços, dependendo do caso.
02. Descolamento da pele, tração e retirada do excesso. O desenho abaixo exemplifica um caso em que realizamos a correção do excesso de pele na região lateral do tórax.
Com o intuito de esclarecer algumas dúvidas, queremos passar orientações que julgamos importantes sobre o período pré-operatório da cirurgia plástica dos braços.
Com o intuito de esclarecer algumas dúvidas, queremos passar orientações que julgamos importantes sobre o período pós-operatório da cirurgia plástica dos braços.
A cicatriz resultante de uma dermolipectomia de braço localiza-se próxima à prega axilar (dobra da axila). Quando há grande excesso de pele também é necessária uma cicatriz vertical estendendo-se posteriormente ao braço, a qual apresentará maior ou menor extensão dependendo do volume de pele excedente a ser corrigido.
A cicatriz passa por diversas fazes, até chegar ao amadurecimento, quando se apresenta mais clara e menos perceptível.
A- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.
B- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 6º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais. Nessa fase é importante não tomar sol na cicatriz para esta não ficar definitivamente escura.
C- PERÍODO TARDIO: Vai do 6º ao 12º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia do abdome deverá ser feita após este período.
Isto depende do seu biotipo e volume de gordura localizada. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo. Dependendo do caso, poderá ser associada uma lipoescultura no local junto com a dermolipectomia ou previamente.
Raramente a cirurgia de dermolipectomia braquial traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. Porém existe um risco maior de cicatrizes inestéticas e deiscências, quando comparado com outras cirurgias plásticas, tais como abdominoplastia e mamoplastias.
Dentre as complicações possíveis, podemos ser citados: hematoma, seroma, infecção, necrose (sofrimento da pele), deiscência (abertura da sutura), quelóide, trombose e embolia.
Anestesia geral ou local com sedação.
Em média de 3 a 5 horas.
Sim, durante um período de 7 dias.
De 4 horas à 1 dia (evolução normal).
Sim. Curativos periódicos.
Quando houver pontos a serem retirados, estes o serão de 7 a 21 dias.
Geralmente 2 dias após a cirurgia.
O resultado definitivo da dermolipectomia é atingido após 6 a 12 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.
A prática de exercícios regulares e direcionados aos músculos destas regiões melhoram bastante o aspecto estético.
Em algumas situações, a lipoaspiração deixa um excedente de pele sendo preciso recorrer à cirurgia plástica. Nesse caso, a lipoaspiração retira a gordura e o lifting retira a pele excedente, deixando o braço mais firme.
É uma cirurgia na qual deve-se avaliar a relação custo-benefício visto que está trocando a flacidez por uma cicatriz em uma região relativamente aparente. Embora a cicatriz seja demarcada para ficar na face interna, sempre irá aparecer ao levantar os braços, ou na parte anterior das axilas caso a cicatriz seja grande.
Reparadora
Tratamento de Complicações de Preenchedores Permanentes
Hiperhidrose
Diretor Técnico — Dr. Antonio Marcos Piva
CRM 14563 | RQE 7247
2022 — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Comunik